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Rejeição 778: Informado NCM inexistente

Nesse artigo você entenderá do que se trata esse erro e como resolvê-lo

Matheus Vasconcelos avatar
Escrito por Matheus Vasconcelos
Atualizado há mais de 3 anos

Primeiramente vamos entender o que é NCM. De forma simples, NCM (Nomenclatura Comum ao Mercosul) é o método de classificação de mercadorias utilizado pelos países do bloco econômico do Mercosul (Mercado Comum do Sul).

A partir do dia 01/04/2022 a Sefaz atualizou a listagem de números de NCM retirando vários dos existentes, são 537 novas NCM em 2022 e 441 NCM que foram extintas.

Se a Rejeição 778 foi apresentada para você quer dizer que o NCM usado em seu produto esta na lista de NCMs que foram extintas.

Como resolver a Rejeição 778?

Para resolver esta rejeição será simples. Ao identificar qual produto da nota esta com o NCM desatualizado, vá em seu cadastro no menu Cadastros>Produtos:

e clique no quadrado amarelo ao lado do produto para editá-lo:

Logo em seguida você identificará o campo de NCM a ser alterado:

Entre em contato com sua contabilidade informando o erro solicitando o novo NCM que deverá ser utilizado (Isso é importante, pois o NCM impacta diretamente no imposto que sua empresa Paga).

Após ter a confirmação da contabilidade nos chame pelo CHAT aqui no sistema e nos informe o NCM novo que adicionaremos ele ao sistema para que o cadastro seja atualizado e você possa emitir a sua nota

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