Com a finalidade de ajudar você na gestão de seus ativos, a DIGISAN dispõe em sua plataforma a possibilidade de gerir seu estoque de produtos cadastrados.
Após entrar em seu sistema DIGINFe clique no menu Cadastros > Estoque conforme a imagem:
Ressalto que a opção de controle é inteiramente opcional e deve ser ativa no cadastro de seu produto, para mais informações de como ativar o controle no cadastro, basta acessar o passo a passo:
1. Visualização dos produtos em estoque
Será exibido nessa página, todos os produtos que estão com o controle de estoque ativo:
Peço que primeiro se atente aos itens da planilha:
1 - Unidade de Medida (UN. MED): É a convenção de medida utilizada no cadastro de seu produto, pode variar entre os itens da lista:
2 - Custo Médio: é a média do valor pago por unidade na compra de seu produto, por exemplo, se você comprou 100 unidades de um determinado produto "X" de um mesmo fornecedor, cada unidade a R$ 5, a média será o valor unitário.
Em casos onde sua movimentação leva em conta várias unidades do mesmo produto, mas com valores diferentes, como quando adquirida em diferentes fornecedores, o calculo será um pouco diferentes. Por exemplo, de 100 unidades, 50 unidades custaram R$ 5 e outras 50 unidades custaram R$ 6,50, a média terá como base a soma desses valores:
3 - Valor de Venda (VL. VENDA): é o valor registrado no campo "Valor" do cadastro de seu produto, é propriamente o valor definido para venda e que irá ser utilizado na emissão de sua nota.
4 - Estoque Disponível: é a quantidade disponível em estoque para movimentação, registrada e contabilizada pelo sistema.
5 - Custo total: é valor de custo de determinado ativo em estoque, levando em consideração a quantidade e o custo médio unitário. Representado por:
Outros dados são mostrados ao final da planilha, que podem ajudar em uma avaliação geral de seu estoque:
1 - Quantidade total em estoque: é a soma da quantidade de todos os itens que atualmente estão registrados aqui no sistema.
2 - Custo total em estoque: é a soma dos "Custos totais" de todos os itens que atualmente estão registrados aqui no sistema.
Clicando acima de qualquer produto presente na tabela, como no exemplo:
Será exibido o histórico de movimentação desse item baseado em um período de tempo, que pode ser modificado livremente por você:
Para modificar a data de inicio e de fim a serem exibidas as movimentações em sua tabela, basta modificar os campos de Período e clicar no botão Pesquisar:
1.1. Movimentação de produtos em estoque
Caso queira movimentar diretamente seu produto, seja para registrar uma entrada ou saída, basta clicar em "Nova Movimentação":
A seguinte página será exibida:
Em Tipo de Movimentação, selecione a categoria que melhor define sua movimentação:
Preencha a quantidade de itens a ser contabilizada e em seguida o custo médio:
Após preenchimento dos campos, basta confirmar a movimentação:
Sua movimentação foi registrada com sucesso!
2. Realizando Inventário
Para realizar o inventário de seu estoque é bastante simples, basta clicar no botão Realizar Inventário:
Uma nova página será exibida, sendo divida em duas partes, a primeira é ligada a pesquisa em seu inventário, para melhor organização e visualização de seus ativos, a segunda é a lista de exibição com possibilidade de correção do quantitativo de cada item:
2.1. Pesquisa no Inventário
Para melhor filtragem dos itens de sua lista, você pode determinar parâmetros de busca, para isso, basta preencher qualquer um dos 3 campos de pesquisa, sendo:
Produto: o nome do produto registrado no sistema.
Código do produto: sendo a numeração interna de organização.
Quantidade disponível no estoque menor que: limitador numérico, onde poderá determinar os itens que possuem pouca disponibilidade em estoque.
Por fim, basta clicar em Pesquisar. Uma lista melhor detalhada será exibida.
2.1.1. Imprimir lista de apoio ao inventário físico
Baseado na lista de pesquisa pré-estabelecida você poderá baixar em seu computador e imprimir uma lista para ajudar na conferência de seus ativos, para isso, basta clicar em Imprimir lista de apoio ao inventário físico:
Em seguida, basta selecionar o local e clique em "Salvar" para salvar seu arquivo em seu computador:
2.2 Tabela de itens em estoque
Nessa segunda sessão de sua tela, é exibida a primeiro momento todos os itens em estoque e pode ser influenciada pelas configurações de pesquisa.
Há também a possibilidade de correção da quantidade de itens disponíveis em estoque, alterando o campo Estoque Disponível:
Após corrigir todos os itens necessários, basta Confirmar Inventário:
Nosso tour pelo sistema de estoque chega ao fim, mas se houver qualquer dúvida lembre-se que estamos disponíveis via telefone e chat em sua plataforma, para ajudar da melhor maneira possível :)