Credenciamento para emissão de documentos fiscais Nota Fiscal Eletrônica NF-e. Por que preciso?
Se você pretende emitir algum documento fiscal eletrônico ou tentou e recebeu um erro parecido com "Rejeição: Emissor não habilitado para emissão de x documento", saiba que para emitir qualquer tipo de documento eletrônico no portal da secretaria de fazenda, o seu CNPJ/Inscrição Estadual precisam estar autorizados.
Como fazer o credenciamento?
Primeiro Passo:
Você precisa possuir um Certificado Digital, ele pode ser tanto do modelo A1 (um arquivo digital) quanto do modelo A3 (um token pendrive ou um cartão).
Caso seja o modelo A1, ele precisa estar devidamente instalado no computador.
Caso seja o modelo A3, você vai precisar estar com ele conectado no seu computador e com os drivers instalados.
Segundo Passo:
Você vai precisar acessar o site do DEC Fazenda:
https://ww2.receita.fazenda.df.gov.br/Account/Login
Terceiro Passo:
Após acessar o site, clique no botão "Certificado Digital", para logar na plataforma usando seu certificado.
Quarto Passo:
Em seguida clique no na opção "DF-E Documentos Fiscais Eletrônicos".
Quinto Passo:
Clique em "Credenciar/Descredenciar".
Sexto Passo:
Na caixa de seleção selecione o tipo de documento "NFE - NOTA FISCAL ELETRÔNICA" e clique em "Consultar".
Sétimo Passo:
Serão exibidos todas as unidades da sua empresa, cadastradas no Distrito Federal, então basta clicar em "Credenciar" a frente da unidade a ser credênciada para emissão de NF-e.
Pronto!
Agora é só aguardar 24 horas para que a informação seja homologada e poderá emitir tranquilamente seus documentos fiscais eletrônicos.
Parabéns! Agora sim! =D
Sua empresa está 100% credenciada e o sistema já está configurado para emitir as suas notas fiscais consumidor eletrônica.