Para que você possa emitir notas fiscais de produto no sistema da DIGISAN você precisará cadastra-los devidamente.
A seguir vou te mostrar o passo a passo de como cadastrar seu produto
Caso você queira ver um tutorial em vídeo de como cadastrar seu produto clique no botão a seguir:
Primeiro Passo:
Acesse o sistema de emissão de notas clicando aqui e coloque seu Login e Senha conforme mostrado na imagem:
Segundo Passo:
Após entrar no sistema clique no menu Cadastros>Produtos conforme a imagem:
Depois clique em Cadastrar Novo:
Terceiro Passo:
Preencha os dados do seu produto. A seguir vou te explicar um pouco sobre cada campo nas configurações do seu produto:
1 - CÓDIGO: O campo de código já vem pré-determinado e não é necessário alterar, mas caso queira para fim de organização pessoal fique a vontade;
2 - CÓDIGO DE BARRAS: Esse campo não é obrigatório e não é necessário para emissão de nota fiscal, coloque-o somente se for orientado assim pela sua contabilidade;
3 - CFOP: Mais na frente ao emitir a nota fiscal o próprio sistema irá colocar o CFOP correto pra você de acordo com o tipo de operação(Venda por exemplo) então esse campo também não é obrigatório para preenchimento, somente em casos específicos que seu produto precisará de um CFOP diferente;
4 - DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Nome do produto;
5 - UNIDADE: Neste campo você seleciona por qual tipo de unidade comercial seu produto é vendido(Kilo, Centímetro e etc) Mas geralmente será unidade mesmo;
6 - VALOR: Aqui você pode colocar o valor da unidade do seu produto;
7 - NCM: (Nomenclatura Comum do Mercosul): É um código criado pelo Governo Federal que identifica todo e qualquer tipo de produto. O seu preenchimento é obrigatório, então você deve colocar o código exato para seu produto.
Caso você não saiba o NCM do seu produto, você pode descobrir de 4 formas: Vendo na Nota Fiscal que você recebeu do seu fornecedor caso a tenha, pedindo auxílio para seu contador, pesquisando no próprio campo de NCM no cadastro do produto em nosso sistema, ou pesquisando no Google.
Exemplo: Seu produto é uma caneta, você pode simplesmente colocar a palavra caneta no campo de NCM conforme a imagem e aparecerão as opções existentes:
8 - CEST (Código Especificador da Substituição Tributária): Este campo também não é de preenchimento obrigatório. Mas caso você precise preenchê-lo você pode pesquisar a numeração clicando aqui usando o NCM.
Quarto Passo:
Preencha os impostos do seu produto. Mais abaixo após o preenchimento dos dados você verá as abas dos impostos:
Caso você seja Simples Nacional: O sistema já vem com uma configuração básica padrão que serve para maior parte das empresas. Mas existem alguns produtos específicos que precisam de configuração diferenciada (Como substituição tributária, IPI diferenciado). Caso seu produto seja um desses sua contabilidade poderá te auxiliar no preenchimento dos campos de impostos.
Caso você NÃO seja Simples Nacional: No caso ICMS há uma tabela que você pode consultar clicando aqui a alíquota deve ser colocada de acordo com o estado do emitente, e de acordo com o estado para o onde o produto vai. No caso dos outros impostos consulte seu contador para confirmar qual alíquota você deve colocar.
Quinto Passo:
Clique em salvar produto logo abaixo para salvar o cadastro do seu produto conforme a imagem:
Pronto seu produto foi cadastrado com sucesso :)
Qualquer dúvida estamos a disposição